DESENHO III - OLISIPO 2020
(curso anual) Serão os guias turísticos a referência mais segura para se conhecer uma cidade? Qual o papel dos lisboetas para apresentar uma Lisboa autêntica? Existirão lugares nesta cidade de quem ninguém fala?
Este curso pretende proporcionar um olhar reflexivo sobre a Lisboa actual, através de um projecto de desenho individual e colectivo. Cada participante utiliza um diário gráfico de grande formato, no sentido de relacionar a escala da cidade com a do “atelier portátil”. No final, o caderno de registo é um acumulado de camadas que, inevitavelmente, transforma-se num objecto artístico individual. Pretendemos confrontar o que se diz oficialmente sobre Lisboa, nomeadamente nos guias turísticos, com todos os outros discursos não formais ou não existentes de todo – e, sobretudo, com o conhecimento mais pessoal e íntimo de cada participante. Tecnicamente, são explorados diferentes materiais, do lápis de grafite às canetas e marcadores, aguarelas, tinta-da-china e ecolines, havendo espaço, inclusivamente, para outros materiais. Formador: Mário Linhares |
'Marionetas' por Luís Costa
(2020; caneta e aguarela em caderno; 51 x 71 cm) |
Todas a imagens, textos, vídeos e áudios disponíveis neste site são exibidos com a expressa autorização dos respectivos autores e das autoras e estão devidamente identificados. Não podem ser copiados, gravados, divulgados ou partilhados com terceiros, sem autorização expressa dos seus autores ou autoras. Para efeitos de autorização, por favor contacte nextart@nextart.pt.